domingo, 17 de junho de 2012

Considerações.....literárias...


                               Fragmentada Escritura-Blog Literário

                                                                                                                      Giselle Serejo



Considerações a cerca dos “Eus” e da Poesia- O Texto Nu. Zemaria Pinto.



“O “eu lírico” ou o ‘eu poético”, a voz emissora do poema, deve ser visto pelo crítico ou leitor como uma máscara (persona do autor). O poeta alarga a sua percepção do mundo e verbaliza em valores positivos e ou negativos tal percepção, daí resultando o poema, que vai refletir sua experiência pessoal, pois é disso que se alimenta a literatura: da realidade recriada,transmutada,transfigurada.

Poesia é, pois, FICÇÃO. Do contrário seria CONFISSÃO, e a ninguém interessa a dor pessoal de ninguém. Poesia também é FISSÃO, rompimento, fratura, fragmentação, reinvenção da linguagem. Equacionando, para gozo dos estruturalistas.

                                  POESIA= FICÇÃO+FISSÃO-CONFISSÃO!

E com esse breve, mas. elucidativo trecho de texto....me despeço!!!!



PASSEIO

de Hilda Hilst



1

Não haverá um equívoco em tudo isso?

O que será em verdade transparência

Se a matéria que vê, é opacidade?

Nesta manhã sou e não sou minha paisagem

Terra e claridade se confundem

E o que me vê

Não sabe de si mesmo a sua imagem.



E me sabendo quilha castigada de partidas

Não quis meu canto em leveza e brando

Mas para o vosso ouvido o verso breve

Persistirá cantando.

Leve, é o que diz a boca diminuta e douta.



Serão leves as límpidas paredes

Onde descansareis vosso caminho?

Terra, tua leveza em minha mão.

Um aroma te suspende e vens a mim

Numas manhãs à procura de águas.

E ainda revestida de vaidades, te sei.

Eu mesma, sendo argila escolhida

Revesti de sombra a minha verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário